Quem Somos

A Ideia Sustentável nasceu longe do glamour das viagens a Europa. Na verdade, tudo começou no melhor estilo “A necessidade faz o artista” quando Fernando Loureiro resolveu dar um “tapinha” na decoração da casa e não podia investir muito nisso. Depois que um tronco se transformou em uma lareira ecológica, caixotes em uma estante e garrafas em luminárias, abajures e copos, os elogios de amigos que visitavam sua casa começaram junto com suas primeiras encomendas.

Com o aumento da produção veio a necessidade firmar algumas parcerias, criar novas peças e a constante preocupação em ter uma produção que agredisse o mínimo possível o meio ambiente.

Em seu Ateliê as palavras chaves são Criatividade, Upcycling e Ecodesign.

Produtos feitos artesanalmente

Todo produto Ideia Sustentável é único. Devido ao processo artesanal, mesmo que você leve para casa, por exemplo, um jogo de copos, cada peça será exclusiva. Além de se tratar de produtos provenientes de Upcycling, e por isso já chegam até nós trazendo com uma história anterior, todas as peças, mesmo usando uma mesma técnica ou um gabarito para tentar aproxima-las, são cortadas e lapidadas uma a uma, e por isso NUNCA serão exatamente iguais.

Ecodesign

Por definição, Ecodesign é todo o processo que contempla os aspectos ambientais onde o objetivo principal é projetar ambientes, desenvolver produtos e executar serviços que de alguma maneira irão reduzir o uso dos recursos não-renováveis ou ainda minimizar o impacto ambiental dos mesmos durante seu ciclo de vida.

Baseado nisso, nós da Ideia Sustentável não nos limitamos a simplesmente a reaproveitar garrafas que seriam descartadas.

Cada corte é planejado e pensado para tentar ter o mínimo possível de descarte e apesar de depender de água durante a lapidação e limpeza das garrafas, tentamos economizar e reaproveitar o máximo possível. Todo vidro e material reciclável que sobra no processo de produção é entregue em uma cooperativa de triagem que destina corretamente esse refugo.

Alem disso, evitamos ao máximo o uso de plástico nas embalagens, praticamos upcycling na embalagem, reutilizando embalagens de fornecedores ou caixas de papelão que seriam descartadas para enviar nossos produtos.

Sem contar que quando se torna indispensável a impressão de algum formulário, tentamos sempre que possível utilizar EcoFonts, que gastos até 25% a menos de tinta no processo.

Então, se você receber sua encomenda embalada em uma caixa sem a logo da Ideia Sustentável, ou em jornal, não estranhe! Isso faz parte do Ecodesign!

Pratique Upcycling

Upcycling é aproveitar algo sem valor comercial que seria descartado e transformá-­lo em algo diferente, com novo uso e propósito, sem passar pelos processos transformadores químicos e físicos da reciclagem. É reutilizar um material que se tornaria lixo, aproveitando suas propriedades originais.

Nós da ideia Sustentável, além de incentivarmos a coleta seletiva entre os amigos e vizinhos, temos parceria com uma cooperativa de triagem de material reciclável, que é atualmente de onde vem a maior parte da “matéria prima” que usamos em nossos produtos. Todo material coletado é higienizado antes do processo de transformação.

Além das peças propriamente ditas, sempre que possível, reaproveitamos papelão e folhas de jornal para embalar as peças para serem enviadas.